ESCRITA PARA CINEMA E TELEVISÃO

WORKSHOP

Um curso para quem tem ideias e quer materializá-las em guiões

 

Alguma vez pensou que tem uma ideia que dava um filme ou uma série de TV? Mas uma ideia só por si não chega a lado algum se não aprender os passos básicos para escrever um guião que possa apresentar a produtores de cinema ou estações de televisão.

 

Neste curso intensivo, serão ensinados os princípios básicos da escrita para cinema e televisão.

 

O curso tem uma componente teórica de introdução à narrativa cinematográfica, estrutura, formato, género, dramaturgia, e uma componente prática no desenvolvimento de um projecto original dos alunos.

 

Na componente cinema, serão apresentadas as principais matérias da narrativa e da técnica de escrita para o grande ecrã, designadamente, o esquema dramático (problema, conflito, resolução), as personagens (motivos, intenções, objectivos), formatos e unidades dramáticas, composição e fases dos projectos de argumento e elementos associados (storyline, sinopse, caracterização de personagens, tratamento, guião, nota de intenções, etc).

 

Na parte mais específica da escrita para televisão, haverá uma abordagem teórica e prática aos diversos formatos e géneros de série de televisão; análise de séries e mini-séries; e desenvolvimento das várias fases de um projecto para série ou mini-série de televisão, storyline, sinopse geral, caracterização das personagens, sinopse por episódio e episódio piloto.

 

O carácter intensivo do curso desafia a que os participantes estejam disponíveis para durante a semana dedicarem algumas horas de escrita para além do período de aulas. O objectivo é que cada aluno chegue ao final do curso com uma sinopse para um projecto de cinema ou televisão.

 

 

PROGRAMA E CONDIÇÕES

Datas: a anunciar...

Duração do curso: 15 Horas

Horários: 19h00 – 22h00

Professor: Roberto Pereira

Custo do curso: 200€

CORPO DOCENTE
ROBERTO PEREIRA

Licenciou-se em Ciências da Comunicação, e pós-graduou-se em Escrita para Cinema e Televisão. Deu aulas de Televisão e Cinema na Universidade Moderna, e de Escrita Criativa e de Humor em vários cursos/workshops. Para rádio, foi autor de programas como “O Tal País”, de Herman José, e “A Dona Rosete”, de Maria Rueff. Escreveu várias peças de teatro, entre as quais “As Mulheres Não Percebem”, “Guru”, “Loucura dos 50”, “O Intruso”, “Caixa Forte”, “Noivo Por Acaso”, “Absolutamente Fabulosos” e “Ai os Cangalheiros”. Para televisão, escreveu entre muitas outras coisas, os programas “Aqui Não Há Quem Viva”, “Hotel 5 Estrelas”, “A Sagrada Família”, “Herman 2010, 2012, 2012 e 2013”, “Os Compadres”, “Contra Poder”, “Os Contemporâneos”, “Notícias em 2.ª Mão”, “Bem Vindos a Beirais”, etc. Também foi autor de vários telefilmes para TVI e RTP, bem como de quatro longas-metragens para cinema (“Virados do Avesso”, “A Mãe é Que Sabe”, “Deus me Livre” e “O Fim da Inocência”), e algumas curtas-metragens. Escreveu também o livro “O Papagaio do Jesus”, várias galas para SIC, RTP e TVI, sketches humorísticos para programas de day-time e espectáculos para empresas.

 

NB ACADEMIA

 

Travessa do Recolhimento Lázaro Leitão nº1  1100-468 Lisboa  (à Rua de Sta. Apolónia)

 

Tel: 21 843 80 20 / 1

Tlm: 93 830 48 12

E-mail: geral@nbacademia.pt

 

Horário serviços administrativos 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00

© 2015 NB Academia. Proudly created with Wix.com 

Segue-nos:

 

  • Facebook Classic
  • YouTube Classic
  • unnamed