WORKSHOP REPRESENTAÇÃO

FORMAÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO

Este curso foi criado para quem tem a paixão da representação.

Atores que já trabalhem e se queiram aperfeiçoar ou simplesmente para quem tem esse sonho.

Agora, é o momento!

 

Numa evolução gradual e dinâmica, pretende-se num trabalho integrado e de cooperação entre os diferentes professores e módulos explorar e incrementar o auto conhecimento, a desinibição, a postura, a preparação vocal e a dicção, o sentido grupal, o improviso, a gestão do movimento e do espaço, o contacto e o conhecimento do corpo e os métodos de construção de personagem e de contracena.

 

 

DESCOBRE o mercado audiovisual nacional, a Gestão de carreiras, a Imagem pessoal, a Preparação para Castings e o trabalho do ator em cinema e televisão.

INICIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

MÓDULO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO (21 horas)

Principais fundamentos de como agir e representar em palco, perante o público e no “set”, perante as câmaras. Romper com rotinas pessoais e sociais e adquirir ferramentas de base que facilitem a descontração, a concentração e a desinibição. A interação e o improviso como fonte de inspiração e redimensionamento do guião e da estrutura dramática. As bases da construção de personagem e da contracena. Regras gerais de preparação para Castings. O “trabalho de equipa” e o relacionamento com o “outro” como chave para o sucesso de cada projeto e dessa forma, para o projeto individual.

MÓDULO DE EXPRESSÃO CORPORAL E MOVIMENTO  (9 horas)

O corpo como instrumento fundamental para o ator, tanto na experimentação e descoberta das suas possibilidades, quanto como suporte para a imaginação. A libertação de hábitos e inibições adquiridos no quotidiano. A postura, o rendimento, a desenvoltura, a confiança, o desempenho, a capacidade de improvisação, a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração.

 

MÓDULO DE VOZ & DICÇÃO (9 horas)

Reconhecer a importância da voz como instrumento fundamental na interpretação do ator. Reconhecer a importância da escuta e análise da sua produção vocálica e do outro. Adquirir ferramentas de base que facilitem a libertação de tensões, a concentração, a imaginação, a desinibição, e a interação com o grupo.

As especificidades vocais dos alunos; levantamento das características a corrigir, a manter e desenvolver. O Aparelho Vocal e o seu funcionamento: Ciclo respiratório, cordas vocais e os seus registos, articuladores fonéticos, amplificadores e ressoadores faciais.

 

MÓDULO DE REPRESENTAÇÃO PARA CÂMARA (21 horas)

Será desenvolvido um conjunto de ações e exercícios, com câmara, que terá o aluno como interveniente, quer trabalhando as marcações, quer abordando um texto, ou ainda criando pequenos improvisos, com gravação e visionamento final dos exercícios, com análise e debate do desempenho de cada um.

O trabalho do ator em cinema e televisão, os diferentes formatos e as várias expressões no Audiovisual.

Exercícios-base com câmara que forneçam noções base quanto a marcações, campo e contra-campo, o olhar e a voz, entre outras.

Exercícios com câmara, a partir de um guião trabalhado nos restantes módulos do Curso: ensaios com os alunos e discussão das respetivas personagens. Registo filmado, visionamento e debate.

A Estrutura pedagógica e de módulos  estão pensados para a sensibilização e formação na área do audiovisual, já que é esse um dos “foco” da Escola.

Os diferentes módulos, serão ministrados de forma integrada pelos vários professores.

 

No decorrer do curso, com duração média entre um e dois meses, deverão ser adotadas metodologias pedagógicas que permitam otimizar a progressão individual do participante, através de processos de Sensibilização, Formação e Avaliação.

 

Nesse sentido, existirá um “fio condutor”, iniciado e centrado nas aulas de Métodos e Técnicas de Representação, mas a desenvolver também nas aulas de Corpo e Voz, cuja base consistirá num mini-guião ou texto dramatúrgico adaptado, moldável ao grupo de alunos efetivamente presente.

 

Esse mini-guião incluirá no seu “argumento” espaços para momentos a criar / recriar nas aulas de Corpo e Voz, ao critério dos professores e consoante as capacidades efetivas dos alunos, podendo ser muito simples ou mais complexos.

 

As aulas de Representação para Câmara, servirão para o “culminar” do processo pedagógico integrado, já que será nas mesmas que em simultâneo com os processos formativos próprios se ultimarão os preparativos e se efetivará o registo filmado do mini-guião / texto .

O workshop é constituído por 4 módulos diferentes, num total de 60h, realizado 3 vezes por semana

 

Duração total do Curso: 60h

Horário: 19h às 22h

Frequência: 3 vezes por semana (segundas, quartas e sextas)

Datas Curso: a anunciar... 

Professores: Professores do Corpo Docente da Academia

Custo do curso: 480€

* Sugestão de corpo docente, que poderá ser alterado consoante disponibilidade.​

ANTÓNIO SILVA E SOUSA
António Silva e Sousa é gestor de formação e docente da NB Academia de Atores, desde 2014. Licenciado como Ator e como Encenador pela Escola Superior de Teatro e Cinema, trabalhou como ator e como assistente de produção, com importantes encenadores e atores portugueses, em salas como o Teatro Nacional, a Fundação Gulbenkian e o Teatro Experimental de Cascais. Produziu, escreveu e encenou espetáculos independentes, em diversos espaços de Lisboa. 

 

RUI BAETA
Licenciado em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, Rui Baeta foi Professor de voz residente no Teatro Nacional D. Maria II. Colaborou em encenações de Diogo Infante, Fernanda Lapa, Adriano Luz, Ricardo Pais, André Teodósio, Fernando Gomes, João Grosso, entre outros.Fez vários concertos como barítono solista, é director musical no departamento de programação infantil da RTP2, professor de Voz,  foi jurado no programa Operação Triunfo 2010 da RTP, e Vocal Coach dos participantes do programa Factor X da SIC

 

ALMENO GONÇALVES
Natural de Braga, estudou no Liceu Sá de Miranda, foi fundador de três grupos de teatro em Braga, entre eles o grupo de Teatro Universitário do Minho.Estreou-se como actor no Teatro da Comuna, onde foi dirigido por João Mota. Passou pelo Teatro Experimental de Cascais, Teatro Nacional D. Maria II e pelo Teatro Aberto. Como encenador dirigiu espectáculos de Frank Wedekind e Camilo Castelo Branco. Actor regular na televisão, tem participado em séries e novelas vistas do grande público. No cinema participou nos filmes Zona J e Um Tiro No Escuro, de Leonel Vieira, Debaixo da Cama, de Bruno Niel, e Uroboro, de Luís Gomes.

 

DANIEL COURINHA

Atleta de dança desportiva campeão nacional, vencedor de ranking e da taça de Portugal nas épocas de 1999/2000 a 2005, iniciou o seu percurso no mundo da dança em 98 em Setúbal onde foi condecorado pela C.M.S. em 2001 e 2002. Representou Portugal em várias competições internacionais tendo como exemplo Blackpool Dance Festival e German Open Championships.

Convidado por estações televisivas nacionais e internacionais para demonstrar a modalidade, trabalhou com alguns dos nomes mais sonantes no mundo da dança.

 

NB ACADEMIA

 

Travessa do Recolhimento Lázaro Leitão nº1  1100-468 Lisboa  (à Rua de Sta. Apolónia)

 

Tel: 21 843 80 20 / 1

Tlm: 93 830 48 12

E-mail: geral@nbacademia.pt

 

Horário serviços administrativos 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00

© 2015 NB Academia. Proudly created with Wix.com 

Segue-nos:

 

  • Facebook Classic
  • YouTube Classic
  • unnamed