

NICOLAU BREYNER
Nasceu em 1940 e foi um dos mais conceituados e acarinhados artistas portugueses. Para além de ator foi também autor (foi co-autor da primeira novela portuguesa – Vila Faia), realizador e produtor. Em televisão participou como ator e/ou realizador em inúmeras séries e novelas das quais se destacam “Gente fina é Outra Coisa” (1982), “Vila Faia” (1982), “Os homens da Segurança” (1988), “Origens”(1993), Nico d’Obra” (1993/1994), “ A Ferreirinha” (2004), “Louco amor” (2012), entre muitos outros. Em cinema, deixou a sua marca em incontáveis produções: “ O Barão de Altamira” (1986), “Jaime” (1999), “Os imortais” (2003), “A Bela e o Paparazzo” (2009), “O Contrato” (2009), “Teia de Gelo” (2012), “7 Pecados Rurais” (2013), entre outros. Em 2014, com o intuito de sistematizar e partilhar os seus ensinamentos e métodos, NICOLAU BREYNER funda a NB ACADEMIA.

JOÃO ANTERO
(DIRETOR PEDAGÓGICO E DOCENTE NA ÁREA DE REPRESENTAÇÃO PARA CAMARA)
Foi professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde lecionou 5 cadeiras de Imagem no curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia. Foi também Diretor do Curso Audiovisuais do IPLuso. É académico correspondente das Academia Nacional de Belas Artes e Academia de Letras e Artes Portugal. É presidente da Alentejo e Ribatejo Film Commission. Produtor e realizador e júri de alguns festivais de cinema. Lecionou Interpretação para Câmara em vários cursos de teatro.
SANDRA LUCENA
(COORDENADORA PEDAGÓGICA E DOCENTE NA ÁREA DE PORTUGUÊS / INGLÊS)
Nasceu em Lisboa, a 30 de novembro de 1976. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Autónoma de Lisboa, fez uma profissionalização em inglês do ensino secundário e é docente desde 1999. Esteve envolvida no projeto Cambridge, enquanto coordenadora na escola afeta, e participou na elaboração de jogos didáticos da editora Areal. Ao longo do seu percurso fez várias formações relacionadas com a interação escola / família / alunos, nomeadamente ao nível do coaching. Em setembro de 2021 é convidada a abraçar um novo projeto enquanto docente na Escola Profissional Nicolau Breyner, função que acumula com o cargo de chefe de redação na revista LouresMagazineOdivelas.


INÊS MARTINS
(DOCENTE NA ÁREA DE VOZ E DICÇÃO)
Inês Martins nasceu em Lisboa, estudou no Conservatório de Música de Lisboa, na Escola de Jazz do Hot Clube, onde mais tarde viria a integrar o corpo docente como Professora de Canto Jazz. Como professora de Educação e Expressão Musical, trabalhou em diferentes áreas de ensino, desde o pré-escolar, até ao ensino Secundário. Criou um programa de Formação em Técnicas de Comunicação Oral, Formação Contínua para Professores, em colaboração com a Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade desde 2002, e com o Cenjor - Centro de Formação de Jornalistas desde 2005. Paralelamente, como professora de Voz, tem trabalhado em diversas escolas na vertente de Actor, Escola Profissional de Teatro de Cascais, Act-escola de Actores, Restart, Etic, World Academy, e na NB Academia o módulo de Voz, nos Cursos Profissionais e Intensivo. É cantora do Coro Gulbenkian desde 1982, com quem tem actuado em inúmeros Festivais Internacionais de Música, em Portugal e no Estrangeiro, gravações de discos, e DVDs, gravações radiofónicas e transmissões de concertos via streaming.
JOSÉ SACRAMENTO
(DOCENTE NA ÁREA DE REPRESENTAÇÃO PARA CAMARA)
José Sacramento terminou os seus estudos no Raindance Film Institute em Londres tendo em Lisboa iniciado a sua carreira de realizador de publicidade, televisão e cinema. Ao longo dos anos a sua experiência alarga-se á Produção de filmes e ao Argumento e escrita para cinema.
Formador com experiência adquirida nas áreas de Realização, Produção, Escrita e com grande aplicação nas áreas técnicas (câmara, direção de atores, construção de personagem, edição) é com enorme expectativa e honra que inicia a colaboração com Escola Profissional Nicolau Breyner no ano de 2022.


JÚLIO MARTÍN DA FONSECA
(DOCENTE NA ÁREA DE INTERPRETAÇÃO)
Doutor em Artes pela Universidade de Lisboa, Mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta, Licenciado em Teatro e Educação, e Bacharel em Teatro – Dramaturgia pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Actor, Encenador e Investigador é Professor Auxiliar Convidado da Universidade Aberta, Director Artístico do TUT - Teatro Académico da Universidade de Lisboa, Coordenador do GECAPA - Gabinete de Estudos de Cultura, Artes Performativas e Audiovisuais do CLEPUL, e membro do Teatro Maizum que tem dado a conhecer cenicamente a obra de autores portugueses e nomeadamente o Teatro Clássico Português. Como encenador e dramaturgista tem dirigido inúmeros espectáculos, e como actor tem trabalhado com diversos encenadores e realizadores, em Portugal e noutros países, participando regularmente em produções de teatro, ópera, dança, televisão e cinema.
MIGUEL LINARES
(DOCENTE NA ÁREA DE INTERPRETAÇÃO)
Actor licenciado em Artes de Representar, pela Universidade Lusíada, e com várias formações adicionais, entre as quais da Act School. No seu curriculum conta com diversas produções de Teatro, desde 1998 enquanto ator, e algumas encenações nos últimos anos. Integrou mais de 60 produções cinematográficas, foi duplo de Christian Bale em The Promisse e participou em séries alemãs, como Lissabon Krimi, e várias séries e telenovelas Portuguesas. Estreia-se, em 2022, como realizador de cinema com a curta-metragem "Sem Rasto", filmada no âmbito do projeto 48h Film Project, onde arrecadou a Menção Honrosa para Melhor Elenco, tendo sido uma das nomeadas para Melhor Argumento.


TIAGO DA CRUZ
(DOCENTE NA ÁREA DE LUTAS CÉNICAS)
Formado actor pela ESTC, tendo já muitos anos de prática nas artes marciais orientais e na esgrima desportiva, Tiago da Cruz especializou-se em em combate cénico e esgrima artística com diversos formadores, de entre os quais o actor e encenador Paulo Cruz e o mestre Eugénio Roque foram os mais importantes. Actor, encenador, autor de vários textos teatrais e coreografias de combate, Tiago da Cruz é ainda mestre de armas da FPE e da Académie d'Armes Internationale, sendo formador nas suas diversas áreas de formação em várias escolas, associações e clubes.
RAFAEL LAMBERTO
(DOCENTE NA ÁREA DE EXPRESSÃO CORPORAL)
Formado em Estudos Artísticos – Artes do Espetáculo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Educação Artística – Teatro iniciou o seu percurso enquanto professor de Movimento e Expressão Dramática em 2019. Atua enquanto bailarino e performer desde 2009, tendo sido bailarino de alta competição de danças de salão, competindo nacional e internacionalmente. Participou de várias formações incluindo Formação de Atores, projetos na Escola Superior de Teatro e Cinema, bem como de vários grupos amadores de teatro.
_edited.jpg)

LEONOR ANDRADE
(DOCENTE NA ÁREA DE PSICOLOGIA)
Mestrado em psicologia clínica pelo Instituto Superior de Ciências Psicológicas e da vida (ISPA-IU) com formação em terapia sistêmica e familiar. Desempenha prática clínica com crianças, jovens, adultos e famílias numa associação em Lisboa e em contexto escolar.
CARLA QUELHAS
(DOCENTE NA ÁREA DE GESTÃO DE CARREIRA)
Licenciada em cinema ramo guionismo pela UBI e frequência do primeiro ano de mestrado na ESTC em Teatro – Produção.
Trabalhou na Teresa Guilherme produções, Terra do Nunca Produções, Plano 6 e Plural entertainment como produtora de elenco adicional .
Desde 2010 trabalha na agencia Elite Lisbon como booker no departamento de actores .
![_leonorfonseca_carla_cor[1]_edited.jpg](https://static.wixstatic.com/media/c1b7c6_7f8166056cc84ebe8f1c7b0d0ce2dfb3~mv2.jpg/v1/crop/x_85,y_123,w_1661,h_1823/fill/w_220,h_241,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/_leonorfonseca_carla_cor%5B1%5D_edited.jpg)

PEDRO SAAVEDRA
(DOCENTE NA ÁREA DE INTERPRETAÇÃO)
Nasceu em 1976. Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, trabalhou como actor em várias companhias de teatro, como a Companhia de Teatro de Almada, o Teatro da Comuna, a Companhia Teatral do Chiado e a companhia argentina Escena Subterranea. Foi assistente de Vlado Repnik em vários projectos na Eslovénia. Foi director artístico do projecto PROTO na cidade da Amadora. Participou em várias telenovelas, séries e filmes portugueses. Foi programador do projecto PT Bluestation na estação de metro da Baixa-Chiado em Lisboa. Foi director da Revista Gerador e atualmente dirige a companhia d’O Fim do Teatro OF.DT e tem um programa de entrevistas chamado Maus Exemplos na RADAR 97.8.
ANA COELHO
(DOCENTE NA ÁREA DE HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES)
É licenciada em História, variante de História da Arte pela FCSH-UNL (1993). Estudou História do Teatro Contemporâneo, tendo concluído o Mestrado em História da Arte, especializando-se em Arte Moderna e Contemporânea (FCSH-UNL, 1997). É docente na EPTC desde 1998, leccionando as disciplinas de Estética Teatral, História do Teatro e História da Cultura e das Artes.
Entre 2000 e 2018, foi professora na Escola Superior de Artes Decorativas-Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (ESAD-FRESS), sendo responsável pela área de História e Teoria de Design na Licenciatura e no Mestrado de Design de Interiores. Foi também responsável pelas cadeiras de Evolução do Espaço Arquitectónico e História da Arte Contemporânea.
Entre 1997 e 2007 colaborou no serviço educativo do Centro de Exposições do CCB, realizando visitas guiadas, visitas-conferência, ateliers e cursos temporários sobre Arte Contemporânea. Ainda nesta instituição criou, dirigiu e leccionou um curso sobre Teatro Moderno e Contemporâneo.


STATT MILLER
(DOCENTE NA ÁREA DE INTEGRAÇÃO)
Tendo frequentado o ramo de interpretação da licenciatura em Teatro da ESMAE, Statt Miler tem desenvolvido trabalho como performer, intérprete e dramaturgista, tendo colaborado com alguns encenadores e companhias do contexto nacional como LAMA, Gato que Ladra, Martim & Nova Companhia, Lobo Mau, Mala Voadora, entre outros. Integra a associação teatral Propositário Azul e é consultora artística de Lobo Mau.
Licenciada em Teatro (ESTC), mestre em Encenação (ESTC) e Doutorada em Artes Performativas, Statt Miller dedica-se também à teorização das Artes Cénicas e à crítica de Teatro.
Pertence à APCT (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro) desde 2016, foi colaboradora da revista de Artes Performativas Sinais em Linha com artigos de crítica e da especialidade, e é autora do blog de crítica de Teatro O Calcanhar de Aquiles, onde publica as suas críticas de forma regular.
HENRIQUE GOMES
(DOCENTE NA ÁREA DE INTERPRETAÇÃO)
Estreou-se em Teatro em 2001. Formando de Aloysio Filho, António Feio, John Mowat, Katrien Van Beurden Luís Madureira, Marcia Haupfrecht, Marta Carreiras, Micaela Miranda, Rui de Luna, Marco Medeiros e Miguel Seabra.
Com John Frey aprofundou a técnica de Meisner, assente na escuta, na observação e na acção reacção. É a técnica que utiliza maioritariamente nos seus trabalhos em teatro, televisão, cinema e em acções de formação corporate baseadas em role playing.
Em 2021 concluiu o Mestrado em Artes Performativas na Escola Superior de Teatro e Cinema, com o trabalho de projecto intitulado “PROVOCATIO”, sobre a relação com o público ou audiência, tendo obtido a bolsa de mérito no ano lectivo 2017/2018.
Dá regularmente aulas de teatro. Actualmente em cena com o espectáculo imersivo “A Morte do Corvo”.


SARA AFONSO
(DOCENTE NA ÁREA DE VOZ E DICÇÃO)
Sara Afonso é actriz e improvisadora, alternando entre teatro com e sem guião. Fez o curso profissional de actores da ACT. Estudou Técnica de Michael Tchékhov, Teatro de Improviso e encenação.
Estudou piano no Instituto Gregoriano de Lisboa e canto na Escola de Música do Conservatório Nacional. É licenciada em Psicologia (Universidade de Lisboa).
Canta no Coro Gulbenkian e em alguns ensembles vocais e instrumentais, como Carmin’Antiqua. Cantora lírica, interpretou os papéis de Pamina, Despina, Zerlina e Susanna nas produções da Orquestra Metropolitana de Lisboa das óperas mais conhecidas de Mozart, e de Serpina, Lauretta e Soeur Gertrude – “Dialogues des Carmelites”, Teatro Nacional de São Carlos.
Dirige o CoroART e o Coro de Câmara Outros Cantos.
Em teatro trabalhou com encenadores como Claudio Hochman, Nuno Pino Custódio, Ruben Saints, Manuel Jerónimo, Jorge Andrade, Ricardo Neves Neves e Marco Martins. É membro do grupo de improviso Cardume e integra o grupo de criadores e intérpretes do Teatro Riscado.
HENRIQUE OLIVEIRA
(DOCENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA)
Formado em Desporto e em Ensino Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Motricidade Humana, de Lisboa.
Iniciou o seu percurso enquanto Professor de Educação Física em 2021.
Esteve integrado em diversas experiências no mundo do desporto e atividade física, mais precisamente na vertente de Performance e Fitness.
Atualmente concilia a área da Educação Física em diferentes entidades escolares, com a vertente do treino personalizado, sendo também atleta de Futebol.


PAULA DIONÍSIO
(DOCENTE NA ÁREA DE MAQUILHAGEM E CARACTERIZAÇÃO)
Paula Dionísio é uma reconhecida profissional portuguesa especializada em caracterização, maquilhagem e efeitos especiais (FX).
Atualmente, destaca-se pelo seu trabalho como chefe de maquilhagem e caraterizadora no setor audiovisual em Portugal e Espanha.
Colabora há mais de duas décadas com a RTP, onde desempenha funções em caracterização complexa, o que inclui a criação de próteses, transformações físicas para personagens e maquilhagem de cena para cinema e teatro.
Com uma carreira que remonta a pelo menos o ano 2000, Paula Dionísio consolidou-se através da sua própria marca/serviço, Dionisio Makeup, caracterização and hair, sediada em Lisboa. O seu portefólio abrange desde a maquilhagem de beleza convencional até à caracterização profunda para personagens de época ou de fantasia.
JOSÉ BRUTO DA COSTA
(DOCENTE NA ÁREA DE HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES)
Natural de Lisboa, é licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Concluiu, paralelamente, o curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional. Exerceu funções de docência no Instituto Superior de Educação e Ciências, na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Academia de Música de Santa Cecília. Publicou na Revista Portuguesa de Musicologia, na Glosas e na Brotéria. Elemento do Coro Gulbenkian desde 1998, colabora com o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian. Participou em diversas produções, tendo sido dirigido em palco por Jorge Andrade, Jorge Listopad, Jorge Vaz de Carvalho, Kristiina Helin, Luca Aprea, Luís Miguel Cintra, Marco Martins, Marie Mignot, Patrice Chéreau, Paula Ribeiro, Paula Sá Nogueira, Rui Horta, Tito Celestino da Costa e Vasco Araújo. Em 2017, assumiu a direcção artística do Polyphōnos – Ensemble Vocal & Instrumental, com o qual gravou, em 2021, no âmbito do projecto Música Amada, em parceria com o CESEM e o MPMP, três CD’s com obras inéditas de compositores portugueses dos séculos XVI-XVIII.


DANILA HATZAKIS
(DOCENTE NA ÁREA DE MAQUILHAGEM E CARACTERIZAÇÃO)
Considera-se uma Caracterizadora, profissão que engloba a área da Maquilhagem, Cabelos e Efeitos Especiais e também formadora, com 18 anos de experiência.
Tem desempenhado essas funções em cinema, teatro, escolas profissionais e sobretudo em produtoras de ficção para televisão (Plural Entertainment sobretudo, onde trabalhou durante 14 anos)
Participou como Make Up Artist e Hair Stylist, na produção de longas e curtas metragens, tais como A Casa (Rui Simões), Os Maias (João Botelho), Night Train to Lisbon (Bille August), O Desassossego (João Botelho) A Morte de Carlos Gardel (Solveig Nordlung), O Ano da Morte de Ricardo Reis ( João Botelho) que lhe valeu uma nomeação para Melhor Cabeleireira Prémios Sophia e também em
inúmeras peças de teatro.
JOÃO TAVARES
(DOCENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA)
“Formado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, na Universidade de Coimbra.
Iniciou o seu percurso enquanto Professor de Educação Física em 2018.
Participou em várias formações incluído a Aprendizagem Diferencial no Ensino, Identificação e deteção de talento no Desporto, e Psicologia aplicada a performance desportiva.
Atualmente partilha a sua paixão do Ensino, com a paixão do Futebol, onde exerce também a função de Treinador na Formação de Jovens Atletas. “

